texto retirado do livro:
Porque Cristãos não precisam Guardar o Sábado?
Por Noé Rocha
Lição 1
O Sábado Não é Uma Doutrina a Parte, ou Exclusiva no Antigo Testamento
“1 Alguns homens desceram da Judeia para Antioquia e passaram a
ensinar aos irmãos: "Se vocês não forem circuncidados conforme o costume
ensinado por Moisés, não poderão ser salvos.”
(Atos
15:1)
O que a
Bíblia relata exatamente sobre o sábado? Para entendermos bem o assunto, é
necessário conhecer o tema por inteiro, pois o sábado, assim como os outros
mandamentos, não estão sozinhos nas Escrituras como uma doutrina a parte, na
Lei de Moisés.
O sábado faz parte, como conhecemos hoje, do
decálogo, ou os dez mandamentos. Apesar de antigamente não haver na Bíblia essa
divisão, ou essas nomenclaturas, que são os subtítulos em negrito, os capítulos
e versículos. Eles foram acrescentas depois para melhor lermos e estudarmos as
Escrituras.
Por sua vez, o sábado
também faz parte do grande conjunto de leis da Torá judaica. Para ser mais
exato, 613 mandamentos, conhecidos como
613 “Mitzvot”. Portanto o sábado está incluído dentro
desse conjunto de leis, isto é: a “Torá
Moshé” ou a Lei de Moisés. Nas 613 Mitzvot, o sábado é um desses
mandamentos. Mas nós cristãos em geral conhecemos apenas como Lei, os “dez
mandamentos”. Mais em frente entenderemos a razão disso.
O sábado,. não é
uma doutrina a parte, ou exclusiva no Antigo Testamento, não
é um mandamento mais sagrado ou mais importante que os outros. Algo de muita
relevância que precisamos entender, é que as Leis foram escritas exclusivamente
para o povo de Israel, e a Bíblia deixa claro isso: "E agora, ó Israel, ouça os decretos e as leis que estou
ensinando vocês a cumprir, para que vivam e tomem posse da terra, que o Senhor,
o Deus dos seus antepassados, dá a vocês.” (Deuteronômio. 4:1)
Se uma pessoa porventura quisesse cumprir
algum mandamento da Lei, deveria converter se ao judaísmo totalmente: 42 “Assim como o Senhor passou em vigília aquela noite para tirar do
Egito os israelitas, estes também devem passar em vigília essa mesma noite,
para honrar o Senhor, por todas as suas gerações. 43 Disse o Senhor a Moisés e a
Arão: "Estas são as leis da Páscoa: Nenhum estrangeiro poderá comê-la. 44 O escravo comprado poderá
comer da Páscoa, depois de circuncidado, 45, mas o residente temporário e o
trabalhador contratado dela não comerão.” (Êxodo. 12: 42,43,44)
Agora
precisamos entender uma questão cultural muito importante. Todo o Novo
testamento, foi escrito sob a influência da cultura judaica, isso porque Jesus
obviamente era judeu, seus apóstolos e discípulos em geral também eram. Eles
nasceram e viveram em terras judaicas, logo seus princípios éticos e costumes,
alimentares, culturais e sociais, também estavam conectados completamente a
essa cultura.
Por isso, é visível que o
Novo Testamento, tenha características dessa cultura, porem com uma tênue
impressão da cultura grega. Mas tudo isso nos serve de “pano de fundo” para
entender sobre a cultura e a Lei.
Lição 2
É Necessário Circuncidar e Guardar a Lei? Logo Então Seria Necessário Guardar
Também o Sábado?
“Alguns homens
desceram da Judeia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: "Se
vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não
poderão ser salvos".
2 Isso levou Paulo e Barnabé a
uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram
designados, com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os
apóstolos e com os presbíteros.
3 A igreja os enviou e, ao
passarem pela Fenícia e por Samaria, contaram como os gentios tinham se
convertido;
essas notícias
alegravam muito a todos os irmãos.
4 Chegando a Jerusalém, foram bem
recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram
tudo o que Deus tinha
feito por meio
deles.
5 Então se levantaram alguns do
partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: "É necessário
circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à Lei de Moisés" (Atos 15:1-5)
Agora vamos ao amago da questão teológica,
isto é: a primeira controvérsia apostólica sobre a Lei, logo está incluído o
sábado. Os apóstolos, Paulo e Barnabé, enfrentam uma dura e acirrada contenda
teológica contra um grupo de cristãos que tinham acabado de sair da seita dos
fariseus. Porventura seria necessário os cristãos passar pelo rito da
circuncisão e guardar a Mitzvot, isto é, a Lei? E, se estamos falando da Lei,
logo o sábado está incluído na discursão.
O texto diz que alguns homens vieram da
Judeia e começaram a incitar os irmãos a respeito da Lei, e depois também em
Jerusalém, os Fariseus se aproveitaram da discursão e começaram a questionar os
apóstolos dizendo que até os cristãos gentios, de igual modo deveriam guardar a
Lei de Moisés.
Mesmo depois que Paulo e Barnabé, tinham
explicado que um cristão não judeu, não precisava guardar a Lei, os Fariseus
não queriam aceitar a exortação apostólica. Hoje também isso se repete, pois
mesmo você mostrando claramente o que a Bíblia revela sobre a guarda do sábado,
os líderes desses movimentos, não aceitam, pois dizem que receberam essa
doutrina de seus fundadores, por “revelação” e distorcem a interpretação dos
textos Bíblicos.
Então a pergunta estava lançada: seria necessário circuncidar e guardar a Lei? Logo então
seria necessário guardar também o sábado? que estava inserido na Lei.
Esta era uma controvérsia que poderia mudar o rumo da História cristã no mundo.
Se os apóstolos não tivessem tomado uma decisão rápida, e tratado com
diligencia essa questão, hoje a igreja teria uma outra cultura teológica.
Os apóstolos em Jerusalém, ouviram as
indagações da boca de Paulo e Barnabé. Ouviram também os fariseus. Agora, se os
apóstolos tivessem acatado a celeuma farisaica, e hipoteticamente enviassem
essa resposta a igreja da época. Certamente qualquer pessoa que decidisse por
Jesus Cristo hoje, teria que circuncidar, guardar os costumes judaicos e a Lei.
Isso seria algo inimaginável e inconcebível quando lemos as pregações de
Cristo. Mas a resposta apostólica foi clara e objetiva. Cristãos gentios, isto
é, não judeus. Não precisam circuncidar, observar os costumes e guardar a Lei,
do qual estava incluído o sábado.
22 Então os apóstolos e os presbíteros, com toda
a igreja, decidiram escolher alguns dentre eles e enviá-los a Antioquia com
Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, dois líderes
entre os irmãos. (Atos 15:22)
Este assunto foi tão sério, que os líderes
da igreja, escolheram por assim dizer, os melhores, para envia-los a cidade de
Antioquia, com a resposta apostólica escrita e assinada pelos apóstolos. E
assim disciplinar toda a igreja sobre o tema. Por isso devemos tratar com o
mais elevado cuidado assuntos pertinentes a doutrinada igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário