segunda-feira, 18 de maio de 2020

Porque cristãos não precisam guardar o sábado? parte 1

 texto retirado do livro: 

Porque Cristãos não precisam Guardar o Sábado?

 

 

Por Noé Rocha


Lição 1

 

O Sábado Não é Uma Doutrina a Parte, ou Exclusiva no Antigo Testamento

1 Alguns homens desceram da Judeia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: "Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos.”

 (Atos 15:1)

 

   O que a Bíblia relata exatamente sobre o sábado? Para entendermos bem o assunto, é necessário conhecer o tema por inteiro, pois o sábado, assim como os outros mandamentos, não estão sozinhos nas Escrituras como uma doutrina a parte, na Lei de Moisés.

   O sábado faz parte, como conhecemos hoje, do decálogo, ou os dez mandamentos. Apesar de antigamente não haver na Bíblia essa divisão, ou essas nomenclaturas, que são os subtítulos em negrito, os capítulos e versículos. Eles foram acrescentas depois para melhor lermos e estudarmos as Escrituras.

   Por sua vez, o sábado também faz parte do grande conjunto de leis da Torá judaica. Para ser mais exato, 613 mandamentos, conhecidos como   613 “Mitzvot”. Portanto o sábado está incluído dentro desse conjunto de leis, isto é: a “Torá Moshé” ou a Lei de Moisés. Nas 613 Mitzvot, o sábado é um desses mandamentos. Mas nós cristãos em geral conhecemos apenas como Lei, os “dez mandamentos”. Mais em frente entenderemos a razão disso.

   O sábado,. não é uma doutrina a parte, ou exclusiva no Antigo Testamento, não é um mandamento mais sagrado ou mais importante que os outros. Algo de muita relevância que precisamos entender, é que as Leis foram escritas exclusivamente para o povo de Israel, e a Bíblia deixa claro isso: "E agora, ó Israel, ouça os decretos e as leis que estou ensinando vocês a cumprir, para que vivam e tomem posse da terra, que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, dá a vocês.” (Deuteronômio. 4:1)

   Se uma pessoa porventura quisesse cumprir algum mandamento da Lei, deveria converter se ao judaísmo totalmente: 42Assim como o Senhor pas­sou em vigília aque­la noite para tirar do Egito os israelitas, estes também devem passar em vigília essa mesma noite, para honrar o Senhor, por todas as suas gerações. 43 Disse o Senhor a Moisés e a Arão: "Estas são as leis da Páscoa: Nenhum estrangei­ro poderá comê-la. 44 O escravo comprado pode­rá comer da Páscoa, depois de circuncidado, 45, mas o residente temporário e o trabalhador contratado dela não comerão.” (Êxodo. 12: 42,43,44)

   Agora precisamos entender uma questão cultural muito importante. Todo o Novo testamento, foi escrito sob a influência da cultura judaica, isso porque Jesus obviamente era judeu, seus apóstolos e discípulos em geral também eram. Eles nasceram e viveram em terras judaicas, logo seus princípios éticos e costumes, alimentares, culturais e sociais, também estavam conectados completamente a essa cultura.

   Por isso, é visível que o Novo Testamento, tenha características dessa cultura, porem com uma tênue impressão da cultura grega. Mas tudo isso nos serve de “pano de fundo” para entender sobre a cultura e a Lei.

 

 

 

Lição 2

 

 É Necessário Circuncidar e Guardar a Lei? Logo Então Seria Necessário Guardar Também o Sábado?

 

 

“Alguns homens desceram da Judeia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: "Se vocês não forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos".

2 Isso levou Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram designados, com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e com os presbíteros.

3 A igreja os enviou e, ao passarem pela Fenícia e por Samaria, contaram como os gentios tinham se convertido;

essas notícias alegravam muito a todos os irmãos.

4 Chegando a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros, a quem relataram tudo o que Deus tinha

feito por meio deles.

5 Então se levantaram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: "É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à Lei de Moisés" (Atos 15:1-5)

 

   Agora vamos ao amago da questão teológica, isto é: a primeira controvérsia apostólica sobre a Lei, logo está incluído o sábado. Os apóstolos, Paulo e Barnabé, enfrentam uma dura e acirrada contenda teológica contra um grupo de cristãos que tinham acabado de sair da seita dos fariseus. Porventura seria necessário os cristãos passar pelo rito da circuncisão e guardar a Mitzvot, isto é, a Lei? E, se estamos falando da Lei, logo o sábado está incluído na discursão.

   O texto diz que alguns homens vieram da Judeia e começaram a incitar os irmãos a respeito da Lei, e depois também em Jerusalém, os Fariseus se aproveitaram da discursão e começaram a questionar os apóstolos dizendo que até os cristãos gentios, de igual modo deveriam guardar a Lei de Moisés.

   Mesmo depois que Paulo e Barnabé, tinham explicado que um cristão não judeu, não precisava guardar a Lei, os Fariseus não queriam aceitar a exortação apostólica. Hoje também isso se repete, pois mesmo você mostrando claramente o que a Bíblia revela sobre a guarda do sábado, os líderes desses movimentos, não aceitam, pois dizem que receberam essa doutrina de seus fundadores, por “revelação” e distorcem a interpretação dos textos Bíblicos.

     Então a pergunta estava lançada: seria necessário circuncidar e guardar a Lei? Logo então seria necessário guardar também o sábado? que estava inserido na Lei. Esta era uma controvérsia que poderia mudar o rumo da História cristã no mundo. Se os apóstolos não tivessem tomado uma decisão rápida, e tratado com diligencia essa questão, hoje a igreja teria uma outra cultura teológica.

   Os apóstolos em Jerusalém, ouviram as indagações da boca de Paulo e Barnabé. Ouviram também os fariseus. Agora, se os apóstolos tivessem acatado a celeuma farisaica, e hipoteticamente enviassem essa resposta a igreja da época. Certamente qualquer pessoa que decidisse por Jesus Cristo hoje, teria que circuncidar, guardar os costumes judaicos e a Lei. Isso seria algo inimaginável e inconcebível quando lemos as pregações de Cristo. Mas a resposta apostólica foi clara e objetiva. Cristãos gentios, isto é, não judeus. Não precisam circuncidar, observar os costumes e guardar a Lei, do qual estava incluído o sábado.

22 Então os apóstolos e os presbíteros, com toda a igreja, decidiram escolher alguns dentre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Barsabás, e Silas, dois líderes entre os irmãos. (Atos 15:22)

   Este assunto foi tão sério, que os líderes da igreja, escolheram por assim dizer, os melhores, para envia-los a cidade de Antioquia, com a resposta apostólica escrita e assinada pelos apóstolos. E assim disciplinar toda a igreja sobre o tema. Por isso devemos tratar com o mais elevado cuidado assuntos pertinentes a doutrinada igreja.


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